A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) está debatendo um projeto de lei (PL 3.953/2019) que promete um importante avanço para os consumidores brasileiros: o acesso gratuito ao seu histórico de dívidas e negativações. Atualmente, muitos cidadãos enfrentam a necessidade de pagar por esse acesso, o que pode representar uma barreira para muitos.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O projeto, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), busca democratizar o acesso a informações cruciais sobre a situação financeira de cada indivíduo. Ao possibilitar que os consumidores obtenham esses dados sem custos adicionais, a proposta visa não apenas a facilitar o acesso à informação, mas também a promover uma maior transparência nas relações de crédito.

Se aprovado pela CTFC, o projeto seguirá para análise na Câmara dos Deputados, onde poderá ser discutido e aprimorado ainda mais, garantindo que os direitos dos consumidores sejam devidamente protegidos e fortalecidos.

Essa medida representa um passo significativo em direção a uma sociedade mais justa e equitativa, onde o acesso à informação financeira não seja um privilégio, mas sim um direito básico de todo cidadão.

Fonte: Senado

Avatar de JN LIBERTTI

    Enable Notifications OK No thanks