As tão esperadas férias de verão finalmente chegaram, e a vontade de aproveitar os dias ensolarados e quentes é compartilhada por muitos. No entanto, para aqueles que têm a alegria de serem tutores de pets, a ideia de deixar seus leais amigos em casa pode ser uma parte desanimadora da experiência de viajar.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Diante desse cenário, cada vez mais pessoas estão planejando suas viagens de maneira a incluir seus queridos bichinhos de estimação. No entanto, é crucial estar atento aos cuidados prévios que garantirão a saúde do animal e a diversão de todos durante a jornada.

Pesquisa de Locais Adequados: Antes de iniciar sua viagem com seu fiel companheiro, certifique-se de que ele será bem-recebido nos locais que vocês planejam visitar. A pesquisa por hotéis e espaços pet-friendly é o primeiro passo para garantir que todos desfrutem da jornada, evitando a necessidade de deixar seu animalzinho sozinho em um ambiente desconhecido, o que poderia gerar estresse. Certifique-se de que o local ofereça o conforto necessário, incluindo espaço adequado para dormir, realizar suas necessidades e uma alimentação apropriada. Levar consigo alguns dos brinquedos favoritos do pet pode proporcionar uma sensação de segurança, diminuindo a ansiedade fora de seu ambiente habitual.

Cuidados ao Pegar a Estrada: Ao viajar de carro com seu pet, especialmente durante o verão, é crucial considerar a temperatura para evitar desconfortos e possíveis problemas de saúde. Priorize o uso do ar-condicionado para manter seu animal sempre fresco, além de oferecer água regularmente para garantir a hidratação. Faça pequenas paradas a cada duas horas para permitir que o pet caminhe, faça suas necessidades e refresque-se, principalmente nas patinhas. Para animais propensos a enjoos, consulte um veterinário sobre a administração de medicamentos adequados. Lembre-se de que a segurança é primordial, e o transporte do pet deve seguir as regulamentações de trânsito, seja no banco traseiro, em uma caixa de transporte apropriada ou com um cinto de segurança especial para animais.

Viagens Aéreas: Se a opção for viajar de avião, consulte as regras da companhia aérea escolhida, levando em consideração as políticas específicas para o transporte de animais. Visitar o veterinário antes do embarque é sempre recomendado, especialmente para cães braquicefálicos, que podem enfrentar desafios adicionais.

Cuidados com o Calor: Ao aproveitar o calor do verão para passear ao ar livre com seu pet, atente-se às diferenças de temperatura corporal. Esteja atento aos sinais de superaquecimento, como respiração ofegante e salivação excessiva, e proporcione sombra e descanso quando necessário. Certifique-se de oferecer água regularmente. Proteja as patinhas do pet do chão quente, evitando queimaduras. Utilize protetor solar específico para animais, principalmente em áreas com menos pelos. Nunca deixe o pet no carro sozinho, pois eles são mais suscetíveis à hipertermia.

Ao garantir os cuidados necessários e o conforto do seu animal durante a viagem, você poderá desfrutar plenamente da companhia agradável do seu melhor amigo e aproveitar o verão juntos.

Silvano Salanha/JN LIBERTTI

Avatar de JN LIBERTTI

Fonte: Por Cláudia Bispo/Ministério do Turismo

Enable Notifications OK No thanks