O presidente Lula durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), no Palácio do Planalto - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu veementemente o desenvolvimento de um plano de Inteligência Artificial (IA) para o Brasil. O encontro, realizado nesta quinta-feira, 7 de março, no Palácio do Planalto, teve como tema central “Os avanços da Inteligência Artificial (IA) no Brasil”.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Se vocês tiverem inteligência de fazer a proposta, eu terei a coragem da gente criar uma política brasileira de inteligência artificial

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

Lula, que preside o CCT, instou os conselheiros a elaborarem uma proposta abrangente de política de IA, visando tornar o Brasil competitivo globalmente nesse campo. “O discurso não gera recursos, mas os projetos sim. Aproveitem suas capacidades e desenvolvam uma proposta sobre IA. Assim, o Brasil se destacará mundialmente”, afirmou o presidente, durante o encontro do órgão consultivo de assessoramento superior.

O presidente expressou sua determinação em apresentar, durante seu discurso na abertura da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro, um projeto de IA genuinamente brasileiro. Ele convocou os participantes a enfrentarem o desafio, vislumbrando um futuro de grandeza para o país.

Lula também revelou uma proposta interessante feita pelo presidente da Espanha, Pedro Sánchez, durante sua recente visita ao Palácio do Planalto. Sánchez sugeriu uma parceria entre Brasil e Espanha para o desenvolvimento de um projeto conjunto de IA nas línguas portuguesa e espanhola.

O compromisso do Brasil com o desenvolvimento de IA foi enfatizado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que destacou a revisão em andamento da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial. Ela enfatizou a necessidade de regulamentação para mitigar os riscos associados à IA, ao mesmo tempo em que se exploram suas vastas oportunidades.

A reunião também contemplou a discussão de quatro eixos temáticos vinculados à IA, trazendo especialistas renomados para abordar desafios, oportunidades e impactos dessa tecnologia.

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, reformulado pelo presidente Lula em abril de 2023, desempenha um papel fundamental na formulação e implementação da política nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacando a importância estratégica da IA para o desenvolvimento nacional.

Enable Notifications OK No thanks