Crédito: Pilesasmiles / iStock por Getty Images

Nos primeiros dois meses de 2024, houve uma queda acentuada no comércio pelo Canal de Suez, com uma diminuição de 50% em relação ao ano anterior, e pelo Canal do Panamá, com uma redução de 32%. Essa situação está causando distúrbios nas cadeias de abastecimento e impactando os principais indicadores macroeconômicos.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Recentemente, o comércio global tem sido afetado por problemas em duas rotas marítimas fundamentais. Os ataques a navios na região do Mar Vermelho têm reduzido o tráfego pelo Canal de Suez, que é a rota marítima mais direta entre a Ásia e a Europa e normalmente movimenta cerca de 15% do comércio marítimo global. Como resultado, várias empresas navais estão desviando suas embarcações para contornar o Cabo da Boa Esperança, aumentando os prazos de entrega em uma média de 10 dias ou mais, o que prejudica especialmente as empresas com estoques limitados.

Do outro lado do mundo, uma grave seca no Canal do Panamá levou as autoridades a impor restrições desde outubro passado, reduzindo significativamente as travessias diárias de navios e desacelerando o comércio marítimo por outra rota crucial, que normalmente representa cerca de 5% do tráfego global.

Nossas estimativas indicam que, nos primeiros dois meses de 2024, o volume de comércio pelo Canal de Suez diminuiu em 50% em comparação ao ano anterior, enquanto o comércio contornando o Cabo da Boa Esperança aumentou em cerca de 74%. Por outro lado, o volume de comércio pelo Canal do Panamá caiu quase 32% em relação ao ano anterior.

Além disso, observou-se uma queda de 6,7% nas escalas para os 70 portos monitorados na África Subsaariana durante janeiro e fevereiro de 2024, enquanto as descidas correspondentes para a União Europeia, Oriente Médio e Ásia Central foram de 5,3%. Essas reduções provavelmente refletem os efeitos transitórios de tempos de envio mais longos. Se persistirem, os efeitos em cascata dessas perturbações poderão temporariamente prejudicar algumas cadeias de abastecimento nos países afetados e aumentar a pressão inflacionária, devido ao aumento dos custos de transporte.

Uma implicação importante dessas perturbações no transporte marítimo é que as estatísticas oficiais sobre importações e exportações registradas com base nos registros aduaneiros podem ser afetadas pelo impacto temporário do reencaminhamento dos navios. Isso tornará mais difícil avaliar a dinâmica subjacente do comércio mundial e da atividade econômica nos próximos meses.

Por exemplo, os relatórios de comércio de mercadorias de janeiro em muitos países da África, Oriente Médio e Europa podem indicar um abrandamento do crescimento das importações, já que algumas importações que normalmente seriam registradas em janeiro só foram entregues em fevereiro. Da mesma forma, muitos países de baixa renda, que obtêm uma parte significativa de suas receitas fiscais através de direitos de importação e impostos de exportação, podem relatar receitas fiscais inferiores às esperadas para janeiro.

Avatar de JN LIBERTTI

Fonte: FMI

Este blog foi de coautoria da equipe PortWatch, que inclui  Serkan Arslanalp .

Deixe o seu comentário:

    Enable Notifications OK No thanks