As forças militares dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha lançaram um ataque de retaliação maciça contra alvos controlados pelos Houthis apoiados pelo Irã no Lêmen. Autoridades dos EUA revelaram que o ataque, realizado na quinta-feira, envolveu o bombardeio de mais de uma dúzia de locais estratégicos com mísseis Tomahawk e jatos de combate lançados de navios de guerra. Os alvos incluíram centros logísticos, sistemas de defesa aérea e depósitos de armas.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Jornalistas da Associated Press em Sanaa, capital do Iêmen, relataram quatro explosões na sexta-feira, sem avistarem a presença de aviões de guerra. Moradores de Hodieda, a maior cidade portuária controlada pelos Houthis, também ouviram explosões. Os ataques representam a primeira resposta militar dos EUA aos persistentes ataques de drones e mísseis contra navios comerciais na região desde o início do conflito entre Israel e o Hamas.

O ataque coordenado ocorreu apenas uma semana após a Casa Branca e parceiros internacionais emitirem um aviso aos Houthis para cessarem os ataques ou enfrentarem ação militar. Embora os ataques tenham diminuído temporariamente após o aviso, os Houthis retomaram suas atividades, culminando em um ataque na terça-feira, no qual os EUA e o Reino Unido derrubaram drones e mísseis.

Os rebeldes Houthis, responsáveis por 27 ataques desde novembro, ameaçaram uma resposta militar feroz a qualquer ataque americano, destacando a escalada das hostilidades. Eles alegam que seus ataques visam deter a guerra entre Israel e o Hamas, mas esses ataques têm impactado cada vez mais rotas comerciais cruciais que ligam a Ásia e o Oriente Médio à Europa.

Enquanto os eventos se desenrolam, o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução na quarta-feira exigindo que os Houthis interrompam imediatamente os ataques e implicitamente condenem o Irã, seu fornecedor de armas. A Grã-Bretanha, participando dos ataques, destaca os esforços internacionais liderados pelos EUA para combater os Houthis com uma ampla coalizão de mais de 20 nações.

A reticência do governo Biden em retaliar nos últimos meses reflete preocupações mais amplas sobre a retirada da trégua instável no Lêmen e o risco de desencadear um conflito mais amplo na região. O secretário de Estado Antony Blinken alertou para consequências se os ataques persistirem, sublinhando a postura cautelosa dos EUA para evitar abrir outra frente de guerra no Lêmen.

Fonte: Apnews

Avatar de JN LIBERTTI
Enable Notifications OK No thanks